Osteopatia.jpg

Osteopatia e Posturologia

em Limeira

Osteopatia:

 

A Osteopatia é uma abordagem holística de cuidados de saúde, que reconhece a importância da relação entre a estrutura do corpo e o seu funcionamento. O osteopata utiliza a palpação e técnicas manuais para tratar os músculos, as articulações, os nervos, o tecido conjuntivo, o sistema circulatório e os órgãos internos, a fim de favorecer a capacidade do corpo de restabelecer e manter a saúde.

 

Todas as partes do corpo funcionam de forma integrada, no entanto, os estresses físicos e emocionais, como má postura, lesões do esporte, do trabalho e acidentes favorecem o surgimento de disfunções e restrições. Se uma nas partes está limitada, as demais sofrem adaptações e compensações, levando à inflamação, à dor, à rigidez e a outros problemas de saúde.

 

A Osteopatia, conduta centrada no paciente, baseia-se na filosofia de que o corpo possui uma capacidade de autogeneração e autocura, e o tratamento osteopático busca identificar a causa das restrições e recuperar a função afetada. Pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso, podem consultar um osteopata e se beneficiar desse tratamento manual não invasivo.

 

O profissional está capacitado a identificar disfunções e aplicar o melhor procedimento. O osteopata, estudioso de anatomia e fisiologia, compreende como os sistemas corporais se interrelacionam e se afetam mutualmente, e examina com rigor suas estruturas. A escolha das técnicas depende de avaliação, indicações e contraindicações, e a frequência do tratamento varia a cada caso.

 

RESULTADOS ESPERADOS:

O tratamento osteopático pode ajudar pessoas acometidas de dor lombar, dores de cabeça e pescoço, cólicas menstruais, ciáticas, lesões relacionadas ao trabalho e ao esporte, problemas funcionais digestivos e respiratórios.

 

Como prática de saúde complementar (OMS), a osteopatia atua em conjunto com outras especialidades médicas e terapêuticas, como clínica médica, ortopedia, fisiatria, odontologia, obstetrícia, fisioterapia e acupuntura, oferecendo o suporte de uma abordagem singular e de eficácia comprovada.

 

Posturologia:

Para entendermos facilmente a posturologia podemos fazer um paralelo do nosso corpo com um carro: quando o carro está desbalanceado começa a sobrecarregar algumas partes do veículo, tendo um gasto irregular. Nesse caso, só trocar as peças danificadas não é o ideal, deve-se balancear o carro para distribuir as forças por igual. Os desequilíbrios posturais funcionam da mesma forma em nosso corpo, sobrecarregando algumas estruturas, o que contribui na formação de diversas funções.

 

O tratamento consiste em uma sessão onde será analisada a postura e possíveis desequilíbrios nos pés, olhos e quaisquer outras barreiras posturais. Nessa sessão é feita a correção de alterações, passado exercícios e, se necessário, retirada a medida de palmilhas corretivas personalizadas para ajudar a enviar para o cérebro uma nova programação da postura.

 

O paciente retornará após 45 dias para nova avaliação e, se necessário, novos ajustes nas palmilhas e nos exercícios. Também é feita uma comparação através de fotos das mudanças posturais. Os sinais de melhora postural e dos sintomas de dor são, geralmente, percebidos rapidamente.

 

RESULTADOS ESPERADOS:

A posturologia tem como objetivo avaliar os desequilíbrios posturais causados por alterações nos sensores que controlam a postura e corrigí-los. Conseguindo a alteração destes captores (sensores dos olhos, pés e boca), teremos uma postura mais harmônica, o que diminui a sobrecarga sobre os ossos, nervos, ligamentos, músculos e tendões.

 

Algumas indicações:

  • Má postura

  • Hérnias discais

  • Artroses

  • Dores na coluna

  • Neuralgias (dores em queimação)

  • Ciáticas

  • Cervicobraquialgias (dor no pescoço que "corre" para o braço)

  • Cãimbras

  • Dores musculares

  • Tendinites.

Thermo - Scan:

Uma nova ferramenta para auxiliar na avaliação dos seus problemas de coluna.

Este equipamento faz uma varredura (escaneamento) por termogragia (capatação de alterações de temperatura), auxiliando na localização de "sub-luxações vertebrais". A Subluxação é uma disfunção articular, onde pode ou não haver um mau posicionamento entre elas, mas sempre haverá uma alteração da sua faixa normal de movimento.

 

É causada principalmente por um trauma ou micro traumas repetitivos e acumulados, somados a tensão ou encurtamento muscular. O "Complexo de Subluxação Vertebral" é a consequência de uma ou mais subluxações vertebrais, que pode influenciar diversos sistemas do nosso organismo comprometendo seu equilíbrio homeostático, interferindo prejudicialmente na nossa saúde e qualidade de vida, podendo ser a causa de diversos problemas. Na CID (Classificação Internacional de Doenças) o Complexo de Subluxação Vertebral é identificado com o código CID M99.1.

Larissa

Ribeiro

 

"Sempre foi uma meta pessoal, cuidar da saúde das pessoas"
(Larissa Ribeiro - Diretora Clínica Santé)

Larissa F. R. Fernandes é formada em Fisioterapia pela Unipar (Universidade Paranaense).
 
Especialista em Terapia Manual pelo Instituto Salgado de Saúde Integral e em Terapia Cranio-Sacral pelo Instituto Upledger. Osteopata pelo Idot (Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual) e se especializando em Fisioterapia pediátrica pelo Método DeSetti.

Ao longo de seus 20 anos de experiência como Fisioterapeuta, teve a oportunidade de agregar substancial conhecimento nas áreas de Osteopatia, Posturologia e Pediatria.
Larissa_Foto.jpg

Mariana

Muniz

 

"O movimento cura, busque qualidade de vida e colha saúde"

(Mariana Muniz)

Mariana Muniz, Graduada em Fisioterapia há 14 anos, Pós Graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória.
Possui formação no Método Pilates, Pilates Internacional, Pilates Clínico APPI (The Australian Physiotherapy and Pilates Institute), Mat Pilates/Mat Pilates Avançado, Reformer/Cadillac/Barrel/ Wunda/Chair/Wall Unit Avançado, Pilates Core Training Stott Pilates, Pilates PMA (Pilates Method Alliance) - Mini Rope, Bean Bag, Congressos South American Pilates Conference com Lolita San Miguel e renomados profissionais internacionais, Acupuntura Dry Needling (Instituto Internacional Manual Concepts), Eventos Voll Pilates, Estabilização Clínico Funcional.
Atua como Instrutora Personalizada, utilizando a metodologia do Pilates para reabilitar seus pacientes.
Pós Graduanda em Osteopatia pelo IDOT (Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual).
mari.png