baby-1537762_1920.jpg

Osteopatia e Método Desetti

Osteopatia Pediátrica:

 

A Osteopatia é uma técnica manual de diagnóstico, tratamento e cura com uma abordagem centrada no indivíduo, nos cuidados com a saúde e não na doença.

Não trata apenas os sintomas, mas essencialmente corrige os desequilíbrios estruturais, reestabelecendo a função mecânica do corpo, sendo que quanto mais cedo os desequilíbrios forem detectados, maior será a eficácia do tratamento.

A atuação da Osteopatia em Pediatria é feita através de técnicas de mobilização específicas e suaves, permitindo o equilíbrio das tensões com ênfase nos diferentes tecidos (ossos, articulações, tendões, músculos, fascias e órgãos) e sobretudo no Sistema Nervoso Autônomo.

Segundo o raciocínio osteopáticco, se as alterações não forem corrigidas nos primeiros meses de vida, outras consequências poderão surgir.

Exemplos de algumas alterações pediátricas frequentes onde a osteopatia pode atuar:

Dificuldade na sucção;

Choro excessivo;

Cólicas;

Constipação;

Infecções respiratórias;

Alterações do sono;

Torcicolos congénitos e posturais;

Alterações e assimetrias crânio-faciais;

Gestação pélvica;

Alterações assimétricas da posição sentada, no gatinhar ou na marcha;

Diminuição da coordenação motora;

Dores de cabeça;

Desequilíbrio das curvaturas da coluna;

Alteração de alinhamento dos membros inferiores;

Alterações do plexo braquial.

 

Vale lembrar que o tratamento osteopático não substitui consultas ao médico pediatra, tampouco a medicação, motivo pelo qual a estreita colaboração entre o pediatra e o Osteopata é muito importante.

 

Larissa

Ribeiro

 

"Sempre foi uma meta pessoal, cuidar da saúde das pessoas"
(Larissa Ribeiro - Diretora Clínica Santé)

Larissa F. R. Fernandes é formada em Fisioterapia pela Unipar (Universidade Paranaense).
 
Especialista em Terapia Manual pelo Instituto Salgado de Saúde Integral e em Terapia Cranio-Sacral pelo Instituto Upledger. Osteopata pelo Idot (Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual) e se especializando em Fisioterapia pediátrica pelo Método DeSetti.

Ao longo de seus 20 anos de experiência como Fisioterapeuta, teve a oportunidade de agregar substancial conhecimento nas áreas de Osteopatia, Posturologia e Pediatria.
Larissa_Foto.jpg