
Osteopatia e Método Desetti
Osteopatia Pediátrica:
A Osteopatia é uma técnica manual de diagnóstico, tratamento e cura com uma abordagem centrada no indivíduo, nos cuidados com a saúde e não na doença.
Não trata apenas os sintomas, mas essencialmente corrige os desequilíbrios estruturais, reestabelecendo a função mecânica do corpo, sendo que quanto mais cedo os desequilíbrios forem detectados, maior será a eficácia do tratamento.
A atuação da Osteopatia em Pediatria é feita através de técnicas de mobilização específicas e suaves, permitindo o equilíbrio das tensões com ênfase nos diferentes tecidos (ossos, articulações, tendões, músculos, fascias e órgãos) e sobretudo no Sistema Nervoso Autônomo.
Segundo o raciocínio osteopáticco, se as alterações não forem corrigidas nos primeiros meses de vida, outras consequências poderão surgir.
Exemplos de algumas alterações pediátricas frequentes onde a osteopatia pode atuar:
Dificuldade na sucção;
Choro excessivo;
Cólicas;
Constipação;
Infecções respiratórias;
Alterações do sono;
Torcicolos congénitos e posturais;
Alterações e assimetrias crânio-faciais;
Gestação pélvica;
Alterações assimétricas da posição sentada, no gatinhar ou na marcha;
Diminuição da coordenação motora;
Dores de cabeça;
Desequilíbrio das curvaturas da coluna;
Alteração de alinhamento dos membros inferiores;
Alterações do plexo braquial.
Vale lembrar que o tratamento osteopático não substitui consultas ao médico pediatra, tampouco a medicação, motivo pelo qual a estreita colaboração entre o pediatra e o Osteopata é muito importante.
Larissa
Ribeiro
"Sempre foi uma meta pessoal, cuidar da saúde das pessoas"
(Larissa Ribeiro - Diretora Clínica Santé)
Larissa F. R. Fernandes é formada em Fisioterapia pela Unipar (Universidade Paranaense).
Especialista em Terapia Manual pelo Instituto Salgado de Saúde Integral e em Terapia Cranio-Sacral pelo Instituto Upledger. Osteopata pelo Idot (Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual) e se especializando em Fisioterapia pediátrica pelo Método DeSetti.
Ao longo de seus 20 anos de experiência como Fisioterapeuta, teve a oportunidade de agregar substancial conhecimento nas áreas de Osteopatia, Posturologia e Pediatria.
