CURIOSIDADE SOBRE PILATES
O criador do método, Joseph Pilates, escolheu o nome contrologia para se referir ao tratamento desenvolvido para mente e corpo. Os exercícios foram pensados para fortalecer músculos essenciais, como abdômen, costas, lombar e pélvis. Além disso, o Pilates também desenvolve a respiração e trabalha a postura correta.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates foi preso em um campo de concentração na Inglaterra, onde tratou de soldados alemães enfermos por meio de seus exercícios e aparelhos criados com uso de molas e camas. Anos depois, de volta à Alemanha, foi convidado para treinar bailarinos profissionais, como Rudolf Von Laban, e o campeão de boxe dos pesos pesados Max Schmeling.
Originalmente, o Pilates foi criado com base em 34 exercícios praticados com o apoio de quatro aparelhos. Com o tempo, passou a ser executado com o suporte de uma gama de acessórios, que incluem rolos EVA, elásticos, bolas e tecidos, que ajudam a diversificar as posições e desenvolver diferentes partes do corpo.
Além de trabalhar a musculatura do corpo, o Pilates ajuda a melhorar a performance na cama. Isso porque seus movimentos trabalham o assoalho pélvico, ou seja, a musculatura da região genital. O desempenho também fica melhor já que a atividade aumenta o condicionamento físico e desenvolve a respiração.
O Pilates é uma ferramenta poderosa contra o estresse e a ansiedade, pois aprimora a respiração e a concentração, o que estimula o sistema nervoso parassimpático. O resultado é uma mente mais calma e sensação de bem-estar, o que minimiza aqueça vontade de comer por impulso típica da TPM. Os exercícios também trabalham a região pélvica, permitindo o alívio das cólicas.

(Joseph Pilates orientando aluna em exercício)