QUÃO RECENTE É A POSTUROLOGIA?


A partir do século XIX, o papel da maioria dos sensores que contribuem para manter a posição ereta, já estavam descobertos:

A importância dos olhos foi destacada por Romberg;

A propriocepção paravertebral por Longet;

A influência do vestíbulo por Flourens;

Dos receptores musculares por Sherrington;

A primeira Escola de Posturografia foi fundada em 1890, em Berlim, por Vierordt.

O Dr. Baron, do Laboratório de Posturografia do Hospital Ste. Anne em Paris, publicou uma tese em 1955 sobre a importância dos músculos oculomotores na atitude postural.

Henry Otis Kendal define a postura como “um estado composto das posições de todas as articulações do corpo em um determinado momento.”

A Escola Portuguesa distinguiu-se durante os anos 80 através do Dr. Henrique M. da Cunha que descreveu a “Síndrome da Deficiência Postural” e sob a liderança do Dr. Da Silva, a Posturologia, lá, continua a crescer.

Recentemente, o professor J. Paillard introduziu os conceitos de “corpo localizado e corpo identificado” e define-os como uma abordagem psicofisiológica ao conceito de esquema corporal.

Babinski, observando a falta de coordenação entre postura e movimentos em pacientes cerebelares, apresenta os primeiros dados sobre ajustes posturais associados com movimento voluntário.

Desde então, verificou-se que tanto em humanos como em animais, o movimento intencional é acompanhado e seguido por fenômenos posturais.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes